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sexta-feira, 26 de março de 2010

Stella Deus: The Gate of Eternity




Imagens:

 
Como acontece nos RPGs de mesa, os RPGs Eletrônicos são divididos em vários gêneros, entre eles os RPGs Táticos. RPGs Táticos são diferentes dos RPGs de Ação, como Diablo. Nos RPGs de ação o combate é mais rápido e ágil, em tempo real. Nos RPGs Táticos o combate é mais estratégico, com posicionamento dos personagens, em turnos de combate. Os RPGs táticos foram muito populares nos antigos consoles, mas vêm perdendo espaço com os novos videogames. Stella Deus é mais um jogo da Atlus, um clássico RPG Tático, tão clássico que mantém a qualidade dos melhores jogos do estilo.

Alguns jogadores não consideram RPGs Táticos como RPGs, mas jogos estratégicos. Eles ficam no limite entre os dois gêneros, se por um lado os combate são táticos e estratégicos, as estórias são muito bem desenvolvidas (estórias melhores que a maioria dos RPGs de Ação e até RPGs Tradicionais) e eles têm todas as outras características de um RPG: níveis, magias, evolução do personagem... E os combates táticos não são tão diferentes dos combates usando mapas de um RPG de mesa: posicionamento, direção, movimentação por rodada...

Uma névoa avança sobre o mundo de Solum, o Miasma. Ela transforma a terra em deserto e destruí tudo em seu caminho, não existe futuro para Solum. O povo sem esperança se rende a uma nova religião, a Aeque. A Aeque prega um final pacífico, Deus está punindo a humanidade por seus pecados e a população deve apenas esperar o fim, sem lutar, sem esperança. Aproveitando a apatia do povo um Lorde maligno e ganancioso, Lorde Dignus, reúne um exército de assassinos, ladrões e domina o único reino de Solum, Fortuna. Ele explora o povo que não revida seguindo fielmente os ensinamentos de Aeque. Anos se passam e grupos de soldados são enviados para caçar Espíritos, usados em experiências alquímicas, talvez a única maneira de salvar Solum do Miasma. Porém três desses soldados começam a discordar das ordens de Dignus e procuram oura maneira de salvar Solum: o lendário Portal da Eternidade (Gate of Eternity).

Essa é só a estória inicial. Durante o jogo existem várias descobertas e reviravoltas na trama, criando um bela estória que envolve os jogadores. O único revés é que no início e meio de Stella Deus, o jogo segue um ritmo mais lento com muitas revelações e no final o ritmo fica muito rápido, com menos diálogos, como se os produtores foram obrigados a correr para terminar o jogo no prazo. Não atrapalha, mas poderia ser melhor trabalhado.

Os jogadores montam um grupo de personagens. Não existe um limite de personagens, já que muitos inimigos podem ser recrutados para o grupo, mas apenas seis lutam em cada combate. Existem 8 personagens principais que participam da história, mas o jogador pode usar qualquer um do seu grupo, só é obrigado a lutar com Spero, o herói principal, na maioria das batalhas. Cada personagem tem habilidades (mais de 10) que aumentam automaticamente quando passam de nível. Para passar de nível o personagem precisa sempre de 100 pontos de experiência. Sempre que acerta um ataque ele ganha pontos de experiências e pontos de perícias. Se o inimigo for de um nível mais alto que o personagem ele ganha mais pontos, se for menor ele ganha menos. Os pontos de perícias servem para que o personagem compre ataques especiais (passivos e ativos). A evolução é primordial, já que personagens com 5 níveis de diferença são quase invencíveis.

O combate é o centro de Stella Deus. Durante as missões os personagens podem se movimentar entre as cidades, comprar itens ou entrar na guilda, onde encontram missões alternativas com recompensa e podem fundir itens para criar armas poderosas. Quando o personagem entra na cidade que continua a estória do jogo, vê uma pequena introdução e entra no mapa tático. Cada cidade tem um mapa diferente, que pode ter escadas, morros, obstáculos... O mapa é 3D, que afeta a movimentação e o ataque. Todo personagem tem 100 pontos de AP (Pontos de Ação) por rodada. Para fazer qualquer ação ele gasta AP (Atacar, usar magias, andar) e quando não tem mais pontos de ação termina o turno. O jogador pode mover seus personagens, cercando o inimigo e usar combos dando danos poderosos, mas cuidado o inimigo também usa combos. O combate é bem tático e simples, uma má movimentação do seu personagem pode fazer com que ele seja derrotado em uma rodada, o que faz cada luta divertida e emocionante. Os inimigos têm níveis fixos, isso é, sempre tem o mesmo nível, caso os personagens passem muito de nível, alguns combates podem ficar fáceis demais, ou muito difíceis se acontecer o contrário.

Stella Deus é um bom RPG tático. Tem uma boa estória, bom desenvolvimento e um ótimo sistema de jogo. Não é uma revolução no gênero, e também não agrada quem só gosto de RPGs Tradicionais, entretanto é um ótimo jogo para quem gosto de combates e quer apenas algumas horas de diversão.


 4,00+frete

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